Os robôs estão acabando com a telefonia móvel!?
- Claudio Joel B Lóssio
- 25 de fev. de 2022
- 3 min de leitura

Quantas ligações telefônicas você recebe por dia com alguma gravação dizendo “Alô!” e logo em seguida desliga? Pois é, essa situação é algo que está ocorrendo de forma sistemática em todos possuem números de telefone, principalmente móvel.
Mas qual o motivo de tanta ligação e como esse processo pode ocorrer? Respondendo o primeiro quesito, o motiva das ligações em excesso, são diversas, mas os principais são telemarketing ofertando produtos e serviços, operadoras de telefonia móvel ofertando novos planos, provedores de conexão ofertando internet, operadoras de planos de saúde, companhias aéreas apresentando clubes de pontos e por fim, cobrança.
O fator que envolve o financeiro é bem reiterado, mas na maioria das vezes a cobrança nem é para o atual titular do número telefônico. As agências financeiras, sejam bancos, cooperativas e de cartão de crédito normalmente possuem um vasto cadastro que por vezes os números de telefones se encontram desatualizados, assim insistem em ligar para esse número que embora não mais pertencesse ao titular da dívida, a empresa que realiza a cobrança pode acreditar que ainda o contato ainda o pertença, mas esse esteja informando que não é o titular em busca de não ser encontrado, por seus motivos.
Contudo a questão ainda não é essa, ou seja, esse não é o problema central que arruinará a telefonia móvel. O segundo quesito, a responder como acontecem tantas ligações. Pode ocorrer através de sistemas automatizados de telefonia que disparam ligações para alguns números de forma simultânea, assim, por exemplo, o sistema liga para cinco pessoas, mas quando a primeira atende, então é priorizada, assim as outras quatro pessoas, ao atenderem as suas devidas ligações, o sistema as derruba, pois o atendente já está ocupado.
Esse fato normalmente ocorria com número com o prefixo 11, mas atualmente, esses sistemas inteligentes, através de suas plataformas VoIP, adquirem números com prefixos de todos os estados brasileiros, por isso, as novas ligações ocorrem de números normalmente do prefixo de cada região, em busca de ampliar a possibilidade do usuário do número atender a ligação e ser abordado com uma oferta ou cobrança.
Assim, esse sistema automatizado, que por muitos são chamados de “robôs”, está fazendo com que as pessoas, de forma compulsória para busca de paz, ativem o modo silencioso nos dispositivos móveis, ignorando então todas as chamadas. Mas ignorar todas as chamadas, com certeza fará com que sejam ignorados, contatos importantes de clientes, fornecedores, familiares.
Seria esse fato uma perseguição reiterada em busca de venda ou de uma cobrança? Esses contatos que ocorrem fora do horário comercial, como pela noite, sábados, domingos e feriados seria importunação ou assédio? Tem responsabilidade? Segundo o direito do consumidor, o devedor não pode ser exposto ao ridículo em caso de cobrança que gere constrangimento ou ameaça.
Já sobre o telemarketing, há uma plataforma denominada wwwnaomeperturbe.com.br, o qual o titular de um CPF ou CNPJ poderá se cadastrar em busca de não ser perturbado. Poderá registrar reclamação na ANATEL, https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/quer-reclamar/reclamacao, como também no PROCON de seu estado. Se alguma empresa que você não tenha cedido os seus dados entrar em contato contigo, podes solicitar diretamente com o canal de comunicação desta empresa a origem desses dados e saber mais sobre o seu tratamento, assim como posteriormente realizar uma petição à ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Ufa! Mas não terminou ainda. Com tanto procedimento, se ainda continuarem a ligar, podes contratar um advogado de confiança e compreender mais o melhor (outro) caminho para cessar tal importunação, assim como solicitar reparação pelos danos causados moralmente, por exemplo.
As autoridades e agências competentes irão fazer extinguir uma era que os números da telefonia móvel ainda é a base para o acesso à internet através de redes de dados? E mais uma questão, e quando estiverem ligando incessantemente através do WhatsApp ou Telegram por exemplo? Fica a reflexão!
Instragram:
@profclaudiojoel
@juscibernetica
Comentarios