top of page

Os 20 Melhores Filmes e Séries para compreender sobre tecnologias, riscos, ciberameaças

Foto do escritor: Claudio Joel B LóssioClaudio Joel B Lóssio


Olá pessoal, como o mundo não é apenas construído de trabalho, seguem algumas sugestões de filmes e séries que poderá ampliar a criatividade de todos, seja para preparar aulas, dissertações, artigos ou simplesmente para diversão.


Os conteúdos a seguir podem representar situações que impactam a nossa sociedade, seja através das ameaças cibernéticos, golpes, riscos, fake news, conflitos de direitos fundamentais, por exemplo.


Outro ponto, é a apresentação das possibilidades de possíveis metaversos, xenobots, inteligência artificial, robótica, entre outras tecnologias presentes na indústria 4.0 e sociedade 5.0.


Ao final, dê a sua sugestão de filme ou série que poderá contribuir para essa lista.



20. Snowden: Heroi ou Traidor (2012) - Filme

(Reflexões sobre: Whistleblower, ciberespionagem, ciberguerra, hacking, cibersegurança)

Ex-funcionário terceirizado da Agência de Segurança dos Estados Unidos, Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt) torna-se inimigo número um da nação ao divulgar a jornalistas uma série de documentos sigilosos que comprovam atos de espionagem praticados pelo governo norte-americano contra cidadãos comuns e lideranças internacionais.









19. A Rede Social (2010) - Filmes

(Reflexos sobre: Importância do registro do software, propriedade intelectual, redes sociais)

Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.







18. O Jogador Número 1 (2018) - Filme

(Reflexões sobre: Metaverso, Hacking, Redes Sociais)

Num futuro distópico, em 2044, Wade Watts (Tye Sheridan), como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday (Mark Rylance) morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.






17. Argo (2012) - Filme

(Reflexões sobre: Proteção de Dados Pessoais, Descarte de dados)

1979. O Irã está em ebulição, com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA busca um meio de retirá-los do país em segurança. A melhor opção é apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em exfiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação. Aproveitando o sucesso de filmes como "Guerra nas Estrelas" e "A Batalha do Planeta dos Macacos", a ideia é criar um filme falso, a ficção científica Argo, que usaria as paisagens desérticas do Irã como locação. O projeto segue adiante com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alan Arkin) e do maquiador John Chambers (John Goodman), que conhecem bem como funciona Hollywood.


16. Piratas do Vale do Silício (1999) - Filme

(Reflexões sobre: Empreendedorismo, inovação, pirataria, propriedade intelectual)

Quando a revolução começou, ninguém poderia imaginar que ela começaria em dois lugares tão diferentes. De um lado estava Steve Jobs, que de sua garagem criou Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade, e Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas idéias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão simples e abrangentes, para trabalhar, viver e se comunicar. Mas essa não foi uma revolução fácil e nem honesta. Conheça os bastidores da história desses dois homens, que usaram todos os tipos de golpes e armas para ganhar essa revolução. Com Noah Wyle (de Plantão Médico) e Anthony Michael Hall (de O Clube dos Cinco).


15. Tron - Uma Odisséia Eletrônica (1982) - Filme

(Reflexão sobre: Metaverso)

Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um jovem engenheiro de softwares que trabalha na ENCOM. Sua maior diversão, e também seu trabalho, é elaborar novos jogos de videogame. Kevin sonha em fundar sua própria companhia, mas seus projetos são roubados por Ed Dillinger (David Warner), que os apresenta como se fossem seus. Como resultado, Dillinger é promovido enquanto Kevin precisa abrir uma casa de jogos, com os poucos que lhe restaram. Decidido a provar que foi roubado, Kevin resolve entrar no sistema da ENCOM através de um programa chamado CLU, criado por ele. É quando descobre que Dillinger criou Tron (Bruce Boxleitner), um programa destinado a proteger o Programa de Controle Mestre, que gerencia todo o sistema da ENCOM.


14. Cheque em Branco (1994) - Filme

(Reflexão sobre: Importância da Educação Digital, Estelionato, Engenharia Social)

Quando a bicicleta de Preston Waters, um rapaz de 11 anos, é atingido por um bandido em fuga, um cheque em branco apressadamente rabiscado é o mote para a mais louca ida aos cofres que alguma vez imaginou. Preston preenche o cheque no valor de um milhão de dólares e começa a comprar todos os seus sonhos - a sua própria casa, uma limusina com motorista e, claro, os melhores brinquedos que o dinheiro pode comprar. Porém, não demora muito até os bandidos e o F.B.I. se lançarem no rasto de Preston que está prestes a aprender que um milhão de dólares pode comprar muitos problemas.

No espírito de Sozinho em Casa, esta divertida comédia sobre a fantasia - tornada - realidade de um jovem, vai encantar toda a família.


13. 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968) - Filme

(Reflexão sobre: Inteligência Artificial)

Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.





12. Eu, Robô (2004) - Filme

(Reflexão sobre: Leis e Princípios da Inteligência Artificial, Robôtica, Ciborgue)

Em 2035 a existência de robôs é algo corriqueiro, sendo usados constantemente como empregados e assistentes dos humanos. Os robôs possuem um código de programação chamado Lei dos Robóticos, que impede que façam mal a um ser humano. Esta lei parece ter sido quebrada quando o Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito de ter cometido o crime é justamente o robô Sonny. Caso Sonny realmente seja o culpado, a possibilidade dos robôs terem encontrado um meio de quebrarem a Lei dos Robóticos pode permitir que eles dominem o planeta, já que nada mais poderia impedi-los de subjugar os seres humanos. Para investigar o caso é chamado o detetive Del Spooner (Will Smith) que, com a ajuda da Dra. Susan Calvin (Bridget Monayhan), precisam desvendar o que realmente aconteceu.


11. Blade Runner: O Caçador de Androides (1984) - Filme

(Reflexão sobre: Robótica, Cyberpunk, Inteligência Artificial, Ciborgue)

No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.


10. Battlestar Gallactia (2003) - Série

(Reflexão sobre: Xenobots, Inteligência Artificial, Robótica)

Após um ataque dos Cylons contra as Doze Colônias, apenas uma nave de combate humana escapa: a Galactica. Liderada pelo comandante William Adama (Edward James Olmos), a nave vaga pela galáxia a procura de um planeta tido como inexistente, a Terra. Enquanto tenta completar sua missão, o comandante é obrigado a lidar com uma série de situações políticas, científicas e, é claro, de guerra. Ele conta com a ajuda do filho Lee Adama (Jamie Bamber), de Starbuck (Katee Sackhoff), do cientista Gaius Baltar (James Callis) e da presidente Laura Roslin (Mary McDonnell)




09. Ex_Machina (2015) - Filme

(Reflexão sobre: Teste de Turing, Inteligência Artificial, Algoritmo de Sentimento)

Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.



08. O Golpista do Tinder (2022) - Documentário / Minisérie

(Reflexões sobre: Romance Scam - Estelionato Sentimental, Redes Sociais)

No documentário O Golpista do Tinder, não é fácil encontrar o amor online, então quando Cecilie dá "match" com um belo playboy bilionário, ela acredita cegamente que pode ser o homem dos seus sonhos. Mas os sonhos não são realidade e quando ela descobre que esse empresário internacional não é quem diz ser, já é tarde demais. Onde este conto de fadas termina, começa um thriller de vingança, que acompanha a história real do israelense Shimon Hayut, um vigarista conhecido por ganhar a confiança de mulheres no Tinder e aplicar golpes nas vítimas. Ele se passava por Simon Leviev, um magnata do ramo dos diamantes, e conquistava mulheres na internet, roubando milhões de dólares delas. Agora, algumas vítimas querem vingança. O filme conta com diversas entrevistas de mulheres prejudicadas pelo israelense.


07. Dont F**k the Cats (2019) - Documentário / Minisérie

(Reflexões sobre: Pesquisa em fontes abertas, Engenharia Social)

Dividida em três capítulos, com cerca de 1 hora cada um, a série documental acompanha o caso de um homem, inicialmente não identificado, que faz barulho na internet após postar um vídeo matando gatos com um aspirador de pó. O ato, é claro, desperta a ira de protetores de animais, que começam uma caçada ao rapaz. O que vem depois, porém, é ainda mais forte e chocante.

Um dos recursos mais inteligentes de Lewis é a utilização do relato de uma das protetoras de animais -- e uma das principais responsáveis pela caça ao criminoso -- como o fio condutor de toda a trama. Por mais que alguns pontos sejam claramente roteirizados, ela serve como guia ao espectador, sem a necessidade de narrador fora de contexto ou informações demais na tela.


06. A Ilha das Rosas - Filme

(Reflexões sobre: Inovação, Soberania, Liberdades sociais e individuais)

Em A Incrível História da Ilha das Rosas, um engenheiro idealista constrói sua própria ilha na costa italiana e a declara uma nação, atraindo a atenção do resto do mundo. Os valores são testados quando o governo italiano o anuncia como inimigo, entrando em conflito com o novo país.












05. Upload (2020) - Série

(Reflexões sobre: Metaverso, Bioética, Hacking, Realidade Aumentada, Realidade Virtual)

Na série de comédia dramática Upload, ambientada no ano de 2033, os humanos têm a capacidade de “carregar” a si mesmos em uma espécie de vida virtual escolhidas por eles. Depois de morrer prematuramente, o programa de computador Nathan chega em sua versão do céu, um lugar luxuoso e relaxante com vista para um grande lago. No entanto, ele ainda precisa conviver com sua namorada Ingrid, uma mulher possessiva que continua vivíssima. Conforme ele se acostuma com os prós e contras de viver em um paraíso digital, Nathan se aproxima de Nora, uma representante viva do serviço que escolheu. Nora tem dificuldade em lidar com a pressão do trabalho, ao mesmo tempo que não aceita a decisão do pai de não querer carregar sua consciência digitalmente quando morrer. Para somar a confusão de sentimentos, Nora começa a se apaixonar por Nathan, e desconfia de que ele, na verdade, tenha sido assassinado.


04. Love, Death & Robots (2019) - Série

(Reflexões sobre: Inteligência Artificial, Robótica, Deja vu, Futurismo, Metaverso)

Love, Death & Robots é uma série de antologia que reúne contos animados em uma mistura de ficção científica, fantasia, terror e comédia. Produzida por diretores do mundo todo – entre eles David Fincher (de Mank) e Tim Miller (de Deadpool) –, traz diferentes histórias sobre lobisomens soldados, caçadores de recompensas de cyborg e até mesmo aranhas alienígenas. Robôs, monstros de lixo e demônios sedentos também não faltam por lá. Tudo isso combinado com as técnicas e estilos de animação de cada cineasta ou estúdio envolvido no projeto. O que faz de Love, Death & Robots um dos títulos mais ousados do catálogo da Netflix, com muito sangue, sexo e violência.





03. Black Mirror (2011) - Série

(Reflexões sobre: Futurismo, Metaverso, Inteligência Artificial, Robótica e mais um universo de possibilidades entre os capítulos)

Uma espécie de híbrido entre "The Twilight Zone" e "Tales of the Unexpected", Black Mirror explora sensações do mal-estar contemporâneo. Cada episódio conta uma história diferente, traçando uma antologia que mostra o lado negro da vida atrelada à tecnologia.













02. The It Crowd (2009) - Série

(Reflexões sobre: Suporte em Tecnologia da Informação, Meritocracia, Nerd Life Style)

Dois técnicos de TI e a gerente deles. Moss (Richard Ayoade), Roy (Chris O'Dowd) e Jen (Katherine Parkinson) trabalham em um porão de uma companhia de muito sucesso, a Reynholm Industries, eles sempre são chamados quando alguém precisa de ajuda, mas nunca são tratados com respeito.












01. Mr Robot: Sociedade Hacker (2015) - Série

(Reflexões sobre: Ciberameaças, Engenharia Social, Hacking tools, Cibersegurança)

Elliot (Rami Malek) é um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança virtual durante o dia, e como hacker vigilante durante a noite. Elliot se vê numa encruzilhada quando o líder (Christian Slater) de um misterioso grupo de hacker o recruta para destruir a firma que ele é pago para proteger. Motivado pelas suas crenças pessoais, ele luta para resistir à chance de destruir os CEOs da multinacional que ele acredita estarem controlando - e destruindo - o mundo.








Bonus

Não Olhe para Cima (2021) - Filme

(Reflexões sobre: Fake news, Sensacionalismo e Canais de Mídia, Sociedade)

Não Olhe Para Cima conta a história de Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), dois astrônomos que fazem uma descoberta surpreendente de um cometa orbitando dentro do sistema solar que está em rota de colisão direta com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Com apenas seis meses até o cometa fazer o impacto, gerenciar o ciclo de notícias de 24 horas e ganhar a atenção do público obcecado pelas mídias sociais antes que seja tarde demais se mostra chocantemente cômico. Porém a dupla terá que fazer mais do que falar a chocante notícia para o público, já que ninguém quer acreditar neles ou muito menos dar notícias tristes para o mundo. Um retrato de uma realidade e de um futuro extremamente próximo.


Animatrix (2013) - Minisérie

(Reflexões sobre: Metaverso, "Falhas na Matrix", Hacking e Cibersegurança)

Dos criadores de Matrix e do produtor de sucesso Joel Silver, Animatrix é uma coleção de nove curtas-metragens originais. Inspirado pela ação visionária e pela narrativa inovadora da trilogia Matrix, Animatrix combina animação CG e anime de sete diretores. O longa ainda revela novos detalhes, incluindo a guerra entre humanos e máquinas que levou à criação de Matrix. Apresentando as vozes de Keanu Reeves (The Devil's Advocate, Speed) e Carrie-Anne Moss (Chocolat, Memento).







Matrix Trilogia

(Reflexões sobre: Metaverso, "Falhas na Matrix", Hacking e Cibersegurança)


E aí? Você tem mais laguma sugestão???


Quer melhorar a cibersegurança de sua equipe? Fala com a gente!!!



Referências e Textos:

  • Adoro Cinema

  • Filmow

  • Esquina da Cultura

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page